domingo, 28 de junho de 2009

Regulamento

V COPA “BACURAU” AABB RECIFE
FUTEBOL SETE SOCIETY

“70 ANOS AABB RECIFE”



REGULAMENTO GERAL

I -DAS FINALIDADES:”


Artigo 01 – V Copa “BACURAU” AABB Recife/2009 – Atendendo solicitação da Vice-Presidência de Esportes, Sr. Divanilson Duda, supervisionada pelo Diretor de Esportes Sr. João Cavalcanti e coordenada tecnicamente pelos Srs. Elias Coelho e Jorge Costa, foi criada com a finalidade de congregar e confraternizar os sócios da AABB, com idade superior a 30 (trinta) anos, tendo como participantes exclusivamente sócios em dias com o clube e sendo realizada sempre que possível no último domingo de cada mês, a partir das 07:10h da manhã.


II-DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO:”

Artigo 02 - Os jogos serão realizados no período de 28 de junho a 15 de novembro/2009, sempre no último domingo e/ou feriados, a partir das 07:10 horas, dos respectivos meses, preferencialmente, com a decisão prevista para 15 de novembro de 2009, em horários conforme a tabela.

Parágrafo Único - A cargo da organização poderão ser marcados jogos em outras datas ou locais (jogos adiados etc...)


III-DAS EQUIPES PARTICIPANTES:

Artigo 03 - Poderão participar as equipes formadas por sócios da AABB com idade mínima de 30 (trinta) anos completos ou a completar no ano 2009, e freqüentadores assíduos deste horário que tenham participado pelo menos de duas peladas dentro do mês, antes da participação da sua equipe. A competição será disputada por 06 (seis) equipes distribuídas em 01 (uma) única chave de seis. As partidas serão disputadas dentro da própria chave, classificando-se para a fase final a primeira e a segunda colocada da chave.


IV- DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS:

Artigo 04 - Cada equipe deverá inscrever no máximo de 09 (nove) atletas, podendo inscrever até o final da competição, desde que tenha vaga. Os atletas deverão ter obrigatoriamente, no mínimo 30 anos (nascidos até 31 de dezembro de 1979).

Goleiros: Terão suas idades em aberto. Os goleiros disponíveis para a competição serão sorteados em todas as partidas, caso não haja acordo entre os participantes. Não será permitido trazer goleiros de fora.

PARÁGRAFO ÚNICO – O goleiro com idade inferior a 30 anos não poderá jogar fora da sua área penal.

Penalidade: Tiro livre com direito a barreira no local onde o mesmo disputou a bola.

Artigo 05 - O atleta só poderá atuar em uma equipe. Caso se inscreva em mais de uma equipe será eliminado da competição. E as equipes envolvidas perderão a inscrição.

Será obrigatório a utilização, em todas as partidas, dos atletas inscritos em cada equipe, assim sendo, os reservas obrigatoriamente deverão, desde o início do 2º período, começar jogando e ir até o final do referido período.

OBS.: Só será considerado reserva o atleta que por ventura não participe da partida no 1º período, e esteja no banco de reservas. O atleta interessado poderá abdicar deste direito. Não caberá protesto caso a equipe não cumpra o presente artigo.

Artigo 06 - Cancelamentos, substituições ou transferência de atletas após sua inscrição na Competição, só serão possíveis em caso comprovado de força maior.


V - DAS PARTIDAS:

Artigo 07 - As partidas serão regidas de acordo com as regras oficias do Futebol Society.

O tempo de jogo será de 40 (quarenta) minutos com 02 tempos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos e uma equipe deverá ter no mínimo 05 atletas para que a partida seja iniciada.

Artigo 08 - Toda equipe deverá apresentar-se, antes de cada partida, ao representante legal da Competição, opcionalmente com:

8.1 Camisas devidamente numeradas, calções, meiões e tênis apropriado.

Relação de atletas com nº da camisa e identidade.

Poderão ser utilizados os coletes usados nas peladas mesmo sem a numeração. Neste caso se as duas equipes optarem por jogar de coletes a equipe do lado esquerdo da tabela jogará de colete azul e a do lado direito de colete amarelo.

OBS.: Qualquer irregularidade no presente artigo, não implicará em perda de pontos ou de qualquer protesto.

Artigo 09 - Somente o árbitro no local, ou comunicado oficial da Coordenação de Esportes, poderão adiar a realização de uma partida.

Artigo 10 - O Capitão de cada equipe é obrigado a se apresentar ao Árbitro da mesa informando a presença dos seus companheiros de equipe, com toda documentação, 10 minutos antes do horário marcado na tabela; caso a equipe não o faça a mesma tem até o horário da tabela para entregar. Vale salientar que o horário oficial é o horário do relógio do campo e do Árbitro da partida, tendo somente para a 1º partida uma tolerância de 15 (quinze) minutos.


VI - DA FÓRMULA DE DISPUTA:

Artigo 11 - A V Copa “BACURAU” AABB RECIFE de Futebol Society – 70 ANOS AABB RECIFE, será disputada em um único turno com uma chave de 06 (seis) equipes jogando entre si, em ponto corridos.

Turno - Classificam-se as 02(duas) melhores equipes da chave por pontos corridos, para a FASE FINAL, onde a 1ª colocada jogará contra a 2ª colocada. Caso haja empate teremos uma prorrogação de 10 (dez) minutos, com 02 tempos de 05 sem intervalo, permanecendo empate, tiros livres da marca penal, um a um até que haja uma vantagem técnica.

Artigo 12 - Os critérios de desempate para a classificação da competição serão da seguinte ordem:

PG - Pontos ganhos.
NV - Número de vitórias.
SG - Saldo de gols.
GP - Gols pró.
CD - Confronto direto
NCD - Número de cartões disciplinares durante toda a competição. Peso: Amarelo = 01, Azul = 02, Vermelho = 03.
Sorteio.

Parágrafo Único - A vitória somará 03 pontos, empates com gol 02 pontos, empates sem gol 01 ponto. O W x O somará uma vitória com 03 pontos sendo contado para o saldo de gols 01 gol.


VII - DA PREMIAÇÃO:

Artigo 13 - Ficam instituídos os seguintes prêmios:

1º Colocado - Medalhas.
2º Colocado - Medalhas.

Parágrafo Único - Atletas suspensos pela comissão de Disciplina e Justiça, não poderão participar da festa de entrega de troféus e medalhas. Desde já fica estabelecida a proibição dos torcedores dentro do campo de jogo durante a premiação.


VIII - DAS PENALIDADES E PUNIÇÕES:

A Coordenação de Esportes se reserva o direito de determinar exames Anti-Doping em qualquer atleta participante, no momento que assim desejar.

Artigo 14 - Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas, técnicos e massagistas, médicos, fisicultor ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:

01 cartão amarelo – Simplesmente advertência.
01 cartão azul – Punição temporária por 02 (dois) minutos.
2º cartão azul – Desclassificação do atleta na partida, podendo ser de imediato substituído.
01 cartão vermelho – Suspensão de 01 jogo na Competição, ficando a equipe, na ocasião da expulsão com 01 atleta a menos até o final da partida.

OBS.: O atleta expulso de uma partida estará automaticamente suspenso da próxima partida em que sua equipe vier a participar, independentemente das sanções disciplinares impostas pela Comissão Disciplinar, além de cumprir a punição estabelecida pelo Código Disciplinar do Clube, ou seja, suspensão por uma semana.

PARÁGRAFO I - Na reincidência as penalidades serão dobradas.

Os atletas não serão punidos com o mesmo cartão no mesmo jogo, exceto o azul.

PARÁGRAFO II - As punições serão feitas de acordo com os relatórios dos oficias de arbitragem, delegados, membros da Coordenação de Esportes, legais ou nomeados por ela e enquadrado nos Artigos 21 a 32 da Confederação Brasileira de Futebol Sete/Society.

PARÁGRAFO III - Todas as pessoas devidamente inscritas como atletas ou dirigentes nesta Competição serão passíveis de punições estando ou não dentro do campo, basta estar em qualquer ponto nas proximidades do campo de jogo para se tornar passível de punição a qualquer momento.

Artigo 15 - Os técnicos das equipes nos pedidos de tempo poderão entrar no campo de jogo para passar informações técnicas à sua equipe e deverão estar vestidos de acordo com o ambiente esportivo.

Artigo 16 - Todos os participantes serão considerados conhecedores do regulamento, regras e leis oficiais do Futebol Society. Estando, portanto, de acordo com o que fica estabelecido no presente regulamento inclusive assinando a presente relação de acordo.


IX - DAS PARTIDAS SUSPENSAS E ADIADAS: (complemento do Art. 09)

Artigo 17 - Toda partida que venha a ser suspensa por motivo de força maior como:

A- Falta de energia elétrica;
B- Condições atmosféricas (Chuvas, alagamentos do campo etc.)
C- Falta de segurança aos participantes da partida;
D- Tumulto generalizado dentro ou fora das quatro linhas.

Será definida conforme segue:

1º- Se nenhuma das equipes der causa para os fatos acima e a partida já estiver após os 15(quinze) minutos do 2º tempo, será mantido o placar do momento.

2º- Caso não tenha ultrapassado os 15(quinze) minutos do 2º tempo, e uma das equipes ou as duas não tenham dado causa para suspensão, será marcado uma nova partida pelo departamento técnico da competição, que a seu critério divulgará a nova data e horário para a realização da mesma.

3º- A equipes que derem causa para a suspensão da partida a qualquer momento da mesma, infringindo as letras: A,C, e D, e de acordo com relatório do árbitro e do delegado da partida, será considerada perdedora, mesmo que esteja naquele momento vencendo ou empatando a mesma. Caso esteja perdendo será mantido o mesmo resultado.


X - DOS PROTESTOS

Artigo 18 - Qualquer equipe que desejar protestar o resultado de uma partida deverá fazê-lo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, por escrito, e entrega-lo ao Departamento Técnico da competição.

Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora.


XI - DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 19 - O não cumprimento do que está estabelecido no presente regulamento, acarretará em perda de pontos pelas equipes infratoras.

Exceto o que estabelece o Art. 8º.



Recife, junho/2009

João Cavalcanti
Diretor de Esportes AABB Recife

Divanilson Duda
Vice Presidente de Esportes AABB Recife