sábado, 28 de fevereiro de 2009

BACURAU EM FOLIA

Bloco fundado em janeiro de 2008 por nossos amigos e peladeiros Aldo e Jorge. Foram eles os responsáveis pela busca de patrocínios para a confecção do estandarte, camisas, som, bebidas, além de convencer o restante dos peladeiros a participar.

No dia que o bloco vai à rua, além da tradicional pelada, é feita uma feijoada para que se possa confraternizar com todos os acompanhantes desse bloco que vai para seu terceiro ano.

A concentração e o desfile ocorrem dentro da própria AABB percorrendo a área das piscinas e culminando no salão de baile, onde os integrantes dançam e cantam o hino acompanhados pela orquestra de frevo no palco do clube. Em 2009 além dos comes e bebes tradicionais, foi servida uma deliciosa feijoada para recuperar as energias gastas na folia.

Os compositores da marchinha de carnaval que puxa o bloco foram Aldo e Augusto, que com muita inspiração fizeram essa sensacional letra:

Acorda, Bacurau
(Aldo e Augusto)

Todo Domingo acorda cedo, bem cedinho
o colchão deixa quentinho pois precisa madrugar
Não é trabalho, não é missa, namorada
quem lhe chama é a pelada e ele não pode faltar

Bacurau, ô Bacurau!
Sai da pelada e vem brincar o carnaval
Bacurau, ô Bacurau!
Sai da pelada e vem brincar o carnaval

Está no campo antes de raiar o dia
é aquela euforia logo a bola vai rolar
Perna-de-pau, boleiro ou craque da rodada
escapa da canelada, vai correndo para o bar

Bacurau, ô Bacurau!
Sai da pelada e vem brincar o carnaval

Bacurau, ô Bacurau!
Sai da pelada e vem brincar o carnaval

Depois do jogo a cerveja é sagrada
a resenha da pelada é melhor do que jogar
O Bacurau é uma ave animada
nem galo da madrugada acompanha o seu cantar!

Bacurau, ô Bacurau!
Sai da pelada e vem brincar o carnaval

Bacurau, ô Bacurau!
Sai da pelada e vem brincar o carnaval


ATA DE FUNDAÇÃO

BACURAU em FOLIA, bloco de tendência anárquico-etílico-futebolístico, oficialmente tem na presente data, a data da sua fundação. Tem como fonte inspiradora, a união de todos os atletas que vêm participando, ao longo de um bom punhado de anos, da proeza que para muitos parece tão aloucada, que é o fato de acordar cedinho, mesmo antes do primo-canto do galo, para manter acesa a chama da pelada domingueira, possivelmente a mais tradicional das peladas AABB. A idéia que hoje se materializa, é a de levar para o extra-campo, esse nosso salutar convívio esportivo. Não haveria ocasião mais propícia que a do carnaval que se avizinha, para que nosso propósito fosse levado a cabo. Bacurau-pelada, hoje também Bacurau-bloco, visa somente enriquecer e movimentar a vida social do nosso clube. Hoje, portanto, dia 27 de Janeiro de 2008, fica aqui consagrado como a data da fundação do Bacurau em Folia. Unanimemente, elegemos nosso companheiro Jorge, idealizador do bloco, sócio-fundador e emérito, pois sem a sua tenacidade, sinceramente, nada disso seria possível. Concordou-se também que os outros integrantes aqui presentes serão considerados doravante co-fundadores. Passamos a relacionar o nome desses inestimáveis colaboradores: Aldo (Esse merece menção honrosa por tudo que fez para que o bloco pudesse sair e também, por ser autor de umas das músicas do bloco), Marcílio (compositor da 1ª música do bloco), Roberto Marinho, Serginho (De Lemon), Teixeira, Zé Carlos, Neto, Pedro Paulo, Roberto Dias, Gentil, Alberto, Léo Rocha, Léo Spíndola, Jailton, Zezo, Aurélio, Marcelo Ferraz, Hugo, Portela, Baleia, Milton Barros, Carlinhos, Francis, Luciano, Estevão e Antenor.

Que esta chama não se apague jamais.

Recife, 27 de Janeiro de 2008.